PROFESSORES.


ALOISIO RESENDE TEIXEIRA DA FONSECA

Aloísio Fonseca teve contato com a música desde muito cedo influenciado principalmente pelo seu pai e pela música da Banda União XV de Novembro. Ainda criança, estudou flauta doce na banda, piano e coral com a Irmã Conceição no Colégio Providência e musicalização com a Tia Elza onde, mais tarde, estudou um pouco de violino. Aos 13 anos começou a tocar violão e guitarra com seus colegas de escola e montou sua primeira banda. A partir daí integrou outras formações musicais e nessa mesma época participou de um curso intensivo de guitarra, oferecido e ministrado por Edward Armache na Casa de Cultura de Mariana. 
Em 1997 conheceu Ian Guest e começou os estudos de musicalização pelo método Kodály em oficinas mensais ministradas em Passagem de Mariana, e posteriormente, nos anos que se seguiram, participou de oficinas de Arranjo, Harmonia na música popular, musicalização pelo método Kodály, oferecidas pelo Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, todas ministradas por Ian Guest.
Em 2001 fundou a Musical Arte, A loja especializada em música. A loja vende instrumentos musicais, artigos e acessórios.
Em 2002 ingressou no curso de música da Universidade Federal de Ouro Preto onde pode se aprofundar nos estudos e se tornar Arte Educador.  Cursou diversas disciplinas como Violão, Flauta doce, Regência, Canto Coral entre outras disciplinas práticas e teóricas. Teve como mestres, Rufo Herrera, Tabajara Belo, Tereza Castro, Nair Pires, André Scarabelot, Edésio Lara, Flávia Lana, Guilherme Paoliello, Vladmir Augustine. Participou também de oficinas com Guinga, Lula Galvão, Maurício Carrilho.
Durante o período em que esteve na faculdade participou do grupo Mambembe Música e Teatro Itinerante compondo, dirigindo e executando trilhas em diversos espetáculos. Também ministrou junto com outros membros do grupo oficinas de musicalização no Vale do Jequitinhonha pelo CEAD para alunos da  educação à distancia.  Além dos trabalhos realizados com grupo Mambembe participou da criação e direção musical em outras montagens que participaram do Festival de inverno de Ouro Preto e Mariana, Fórum das Letras, Festival da UNE no Rio de Janeiro. 
Em 2005, em parceria com Ian Guest, fundou o CIGAM – Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical, que oferecia cursos livres de diversos instrumentos musicais, aulas de musicalização pelo Método Kodály, Harmonia, Arranjo e musicalização infantil. Trabalhou no CIGAM como administrador/diretor junto com Ian Guest e ministrou aulas de violão e guitarra. Já nesse período fazia estágio como professor de Artes na Escola Estadual Antônio Pereira.
Violonista,  7 cordas do grupo Chá de Caboclo, 2006 a 2010.
Em 2007 trabalhou como estagiário e monitor no Museu da Música de Mariana, onde também ministrou oficina de Musicalização pelo Método Kodály.
Em 2008 foi professor de Música na Escola Municipal Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida – Tempo Integral, em Mariana.
Atuou como professor de artes do Colégio Providência de 2008 a 2010.
Em 2009 foi Curador da area Infanto Juvenil do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. 
Em 2010 participou de oficina de violão promovida pelo Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes, ministrada pelos músicos e professores Paulo Bellinati e Weber Lopes. Também em 2010 participou do Painel de Regência e Coral realizado pela Funarte.
Atualmente estuda na Bituca – Universidade de Música Popular , em Barbacena com os mestres Gilvan de Oliveira, Ian Guest, Felipe Moreira e com o grupo Ponto de Partida.
É sócio-proprietário e professor de violão, guitarra, flauta doce, musicalização pelo método Kodály e musicalização infantil do Espaço Oficina das Artes.






 



ERIKA CURTISS



Erika Curtiss  possui timbre raro, interpretações suaves e firmes, totalmente envolventes. Iniciou seus estudos musicais aos sete anos, estudando Flauta Doce com o Professor Afrânio Lacerda na Casa do Folclore em Ouro Preto (1979). Mais tarde vieram os festivais de Inverno (1993-1998) onde estudou Arranjo, Harmonia e Prática de Conjunto Vocal e Instrumental com professores como  Claudia Cimbléris,  Ernani Maleta,  Ian Guest  e o Grupo Uakti, com o qual fez um curso de extensão de 1 ano na UFMG (1995). De 1991 a 1999 fez o curso Livre de Música da Universidade Federal de Ouro Preto com os Professores  Rufo Herrera, Guilherme Paoliello e Cesar Buscácio, dentre outros. Estudou canto na Fundação de Educação Artística (1991) em Belo Horizonte com Eládio Perez e Vânia Lovaglio. Na Universidade Federal de Ouro Preto foi aluna de  Rosane Viana e Edézio Lara. Iniciou jovem a sua carreira de cantora, aos dezessete anos, cantando na noite, começando por Ouro Preto e depois por vários outros locais como Mariana, Três Pontas, Pouso Alegre, Belo Horizonte, Itajubá, Varginha e ainda cidades de São Paulo e Mato Grosso do Sul . Desenvolve intenso trabalho na criação e participação de espetáculos cênicos musicais dentre os quais se destacam: Mutações (1990); Turnê Tríade (1992 a 1998); Palavra de Mulher (1998); Mulher in Cena (2000); Moleque: lembrando Gonzaguinha (2002/2004); Todas as Vidas Dentro de Mim (2006), Auto de Natal da ACCOB (2007). Regeu os Coros Alegria em Canto, com apoio da Samarco Mineração e da Fundação Projeto Sorria. Foi Professora das disciplinas de Voz e Música para os Cursos de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto onde também participou como co-orientadora do Projeto Mambembe. Além do trabalho solo é integrante do grupo de samba e choro Chá de Caboclo e do Grupo Vocal Arandelas. É coordenadora do Ponto de Cultura Auta de Sousa, onde também rege um grupo de canto coral. Em 2008 esteve representando o Brasil e a cidade de Ouro Preto em Portugal no EnRede - Rede Internacional de Municípios pela Cultura. Participou recentemente do livro-CD "As Crianças Encantadoras de Música e o Arco-íris", e do Show e gravação do CD “Cachaça Convida” do grupo Cachaça com Arnica.
Mais informações acesse:  www.erikacurtiss.com/






MARIANA BERNARDES



     
FORMAÇÃO ACADÊMICA.

· Formada em “Artes Cênicas” /Licenciatura – UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto/MG – 2002/2006
· Pós Graduando em Teoria e Métodos de Pesquisa em Educação Latu Sensu UFOP Universidade Federal de Ouro Preto 2010.


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL


· Atuou de 1996 até 1999 como atriz no “Macamã Arte e Cultura” de Americana/SP nas peças:
· “Saci” – 1997.
· “Os Corcundas” – 1997
· “O Caixeiro da Taverna” - 1998
· “Bumba Meu Boi” - 1998
· “Os Turrões” - 1996
· “Mirandolina” - 1999
· Assistência de direção no espetáculo “A loja de Chapéus” do grupo Macamã de Americana – SP
· Atuou e escreveu o espetáculo “A Mosca”, no Espaço Fabrica das Artes em Americana – SP em 2004.
· Atou no projeto de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto “Grupo Mambembe Musica e Teatro Itinerante”.
· Ministrou oficinas juntamente com o grupo Mambembe e o CEAD no Médio Jequitinhonha para professores da educação à distância
· Ministrou oficina de teatro na Escola Estadual Dom Pedro II em Ouro Preto.
· Ministrou oficina Básica de Interpretação em 2004, no “Espaço Fábrica das Artes” em Americana/SP.
· Atuou como estagiária nas disciplinas de artes no colégio Bernoulli em Belo Horizonte
· Atuou no Grupo Grafite de teatro empresarial-2007.
· Atuou como atriz e colaborou como dramaturga no espetáculo “O Barba Azul e outras histórias” com o Grupo Garatuja turma da UFMG.
· Atuou na intervenção”Mulheres na vitrine”- no FIT BH-2008
· Trabalhou em 2008 como monitora das aulas de Teatro no “Tempo Integral” projeto da Prefeitura de Mariana.
· Trabalhou como Atriz/pesquisadora no grupo Obscena em Belo Horizonte.
· Coordenou a área de teatro dentro da Agenda 21 em Mariana.
· Atualmente é atriz integrante da Companhia Obrigatória de Mariana / MG
· Atualmente é Professora e Sócio Proprietária do Espaço Oficina das Artes em Mariana / MG
· Ministrou a Oficina de Jogos Drámaticos e Psicomotores para crianças de 2 e 3 anos e 4 e 5 no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2011.



CURSOS EXTRACURRICULARES.


· Worshops de interpretação e direção do filme “Por trás do pano”-Americana-1998
· Oficina de Voz - Babaya – 2002
· Oficina de Expressão Corporal - Grupo Trampulim – 2002
· Oficina “Os Bufões estão na cidade” –Joaquim Elias- no Fórum das artes -2004
· Oficina de Interpretação com Cáca Carvalho em Belo Horizonte no Palácio das Artes – 2007.
· Oficina de Documentário –teoria e prática –Quintal Filmes- no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana -2008
· Oficina de adaptação do conto literário para roteiro cinematográfico – Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – 2009
· Oficina de Dramaturgia da Improvisação Mariana Muniz- Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2010.
· Oficina de Commedia Dell’arte – Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2011













GEOVANA DE ANDRADE FREIRE 
 
Geovana Freire iniciou seus estudos na Música aos treze anos, com a professora de piano Doraci Resende, em Alfenas, cidade vizinha de sua cidade natal: Campos Gerais-MG, com quem estudou até os dezoito anos, idade com que ingressou na Faculdade de Música da Universidade Federal de Ouro Preto. Nos primeiros anos, seu aprendizado foi voltado apenas para o piano erudito de repertório solo, apresentando-se em pequenos eventos da cidade. Em 2009, discente do curso de Música da referida Universidade, foi aluna de piano da Professora Myrim Aubim e logo mais do Professor Doutor Cesar Buscacio, ainda hoje seu orientador. No estudo pianístico, volta-se para a pesquisa de repertório didático, assim como sua análise técnica. Em 2010, foi monitora da Disciplina Instrumento/Piano, onde também desenvolveu um trabalho de pesquisa no Museu da Música de Mariana no Acervo Lavínia Cerqueira (ALC). Deste Acervo, dedica-se ao estudo das músicas compostas por mulheres, tendo a possibilidade de tocar e trabalhar com o método da compositora, pianista e pesquisadora, Angélica de Rezende Garcia, dentre outras. Em julho do mesmo ano, participou do Festival Internacional de Música Antiga de Juiz de Fora, na Oficina de Piano ministrada pelo Professor Antonio Bezzan, onde teve a oportunidade de estudar questões de técnica-sonora, expressividade, e performace. Hoje, também é aluna do Professor Bezzan na cidade de São Paulo. Na Universidade teve seu primeiro contato com outros instrumentos, como a Flauta-Doce, Violão, Percussão e Canto. Dentre as disciplinas, cursa matérias de Educação Escolar e Educação Musical que lhe oferece subsídios para atuar como Arte Educadora. No período de graduação, desenvolve diversas atividades musicais, aumentando assim sua vivência artística que não deve ser separada da licenciatura. Além do repertório solo, se apresenta em conjuntos de câmara, mantendo um Duo com Clarinette.
Participou do Work Shop “O Piano e suas Vertentes” ministrada por Felipe Moreira na V Mostra de Música da Universidade Federal de Ouro Preto em junho de 2009; da Oficina Diálogos Musicais – Encontros de Musicologia, ministrada por Eduardo Senicman, Eliane Marta Teixeira Lopes, Luiz Otávio Braga, Flávio Barbeiras e Gilson Iannini, em Julho de 2009; da Oficina Quarteto Lafé Bémé realizada durante o Festival de Jazz de Ouro Preto em setembro de 2009. Participou como ouvinte da Palestra “Música Medieval, Ocidente e Oriente” ministrada pelo Professor Doutor Celso Tavares em maio de 2010;e do Masterclass sobre a música antiga latino-americana, ministrada pelo Grupo Música Ficta em maio de 2010. Participou do Coro do Festival de Música Antiga de Juiz de Fora juntamente com a Orquestra Histórica Brasileira sob a regência de Ângela Pinto Coelho.
Atualmente, finalizando o curso a graduação, é Monitora da disciplina Intrumento/Piano trabalhando técnica e acompanhamento de estudo do instrumento com os alunos iniciantes. Bolsista do Programa Pró-Ativa da Universidade Federal de Ouro Preto desenvolvendo a pesquisa titulada: A Pesquisa em Música no Brasil: Análise e Catalogação das Teses e Dissertações (1972-2011). Ambas sob a orientação do Professor Doutor Cesar Buscacio. Ministra a Oficina de Piano no Instituto Federal de Minas Gerais na proposta do Diretor Geral do campi do IFMG, Arthur Versiani  dentro do Programa de Oficinas Culturais . Professora de Piano do Espaço Oficina das Artes em Mariana/MG.